sexta-feira, 19 de junho de 2009

Yoko Kanno - Desenho


Reassistindo o movie de Cowboy Bebop e um tantinho de Macross Plus, eu reafirmo que simplesmente não consigo deixar de amar a criatividade de Yoko Kanno. Então é bem provável que outros posts do Rabiscando levem o nome dela...


Em Cowboy Bebop Movie, temos as deliciosas Be Waltz, Gotta knock a little harder, as relaxantes Dijurido e Butterfly, as saltitantes What planet is this?! e Yo pumpkin head, a intrigante Musawe e a lindíssima No Reply – minha predileta juntamente com Be Waltz – interpretada brilhantemente por Steve Conte. Já em Macross Plus, ela nos presenteia com a diferente A Sai ën e a belíssima Fly up in the air.


Interessantemente eu amei uma música de Yoko por anos, sem saber que era dela. Kiseki no Umi me arrebatou com um início meio macumbeiro¹ (cheio dos tambores ou atabaques que tanto gosto) e a voz gostosa de Maaya Sakamoto. Cantora que se tornaria parceira frequente de Yoko, como na música Tell me what the rain knows do anime Wolf’s Rain.


Kanno – assim como Bjork – faz da experimentação rítmica e instrumental um de seus pontos fortes em sua brilhante carreira de compositora. Quer dizer, a mulher usou até barulho de fax numa música de Ghost in the Shell²! Malditos piscianos³ e suas sensibilidades musicais... /inveja.

No desenho: lapiseira 0.9+foto para referência+colorização digital.
No vídeo: vocês conferem Be Waltz. Espero que gostem.




'Té mais.
_______________________________

¹ Sem desdenhar da palavra ou religião, claro.

² Seria a música “Fax Me” do cd “Be Human”, que por sinal é ótimo. Fax+violinos... Eu amo Yoko.

³ Yoko Kanno nasceu sob o signo de Peixes. Costumam definir o pisciano como possuidor de uma grande sensibilidade artística; incluindo a poesia e é claro, a música. Fora que... Céus, piscianos ‘viajam’ demais, talvez por isso eu os ache tão interessantes.