quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lady Hitman


Eu acho que Hitman devia ser mais audacioso nos disfarces.

O novo Absolution está vindo aí e deveria ter uma missão maravilhosa onde ele se infiltraria como Lady Gaga.

Ok, não. Mas ia ser engraçado.

‘Té mais.

domingo, 4 de dezembro de 2011

"They don't know me. I know me."

Clique para ver maior.


Uma personagem como essa merece mais que uma curta descrição. A princípio, só ia postar o fanart e informar de onde ela veio. Contudo, decidi que era uma boa oportunidade para emitir algumas considerações sobre Isabela, a irresistível pirata de Dragon Age 2. Ela se encaixa – mesmo que o nome varie no jogo – na classe Ladina do RPG. E, para quem não sabe, eu amo ladinos/rogues/thieves/ou qualquer nome que decidam dar à classe.

Quando ela aparece pedindo sua ajuda em DA2 é fácil deixar-se distrair pela aparência da personagem. Lá está Isabela com um decote generoso, uma jóia ostentosa no pescoço, um piercing abaixo do lábio inferior, a pele contrastando perfeitamente com a roupa branca e botas que gritam “cosplay!” o tempo todo.
Daí, você a chama para fazer parte do grupo e vai conhecendo sua personalidade...e é aí que muitos torcem o nariz.

Bem, eu não.

Sua ambição, egoísmo, hedonismo são temperados com um senso de humor pervertido e/ou irônico, que fazem de sua companhia uma experiência agradabilíssima.  A pirata, para mim, é responsável pelos melhores e hilários diálogos em DA2. A interação dela com qualquer personagem sempre vale a pena parar e escutar.

Como por exemplo, com a maga Bethany:

Bethany: So you've... been with women. In bed?
Isabela: I know. Shocking, isn't it?
Isabela: You see, sweetness, men are only good for one thing. Women are good for six.
Bethany: Six? Which six?
Hawke: Isabela!
Isabela: (Laughs)

Se levar a guerreira Aveline enquanto estiver com Isabela, prepare-se para as conversas/brigas mais cômicas do jogo...como:

Isabela: So, how good is Donnic¹? Is he cocksure?
Aveline: (Sighs) Just... get it out of your system.
Isabela: Did he curl your toes? Grey your Warden? Explore your Deep Roads? Or master your taint? That's an old one.
Aveline: Yes, all right? He is an incredibly proficient lover. Happy?
Isabela: Well that's rather personal, don't you think?

Aveline tem muitas qualidades que admiro. A ruiva é leal, responsável, justa e corajosa...mas é excessivamente conservadora, terminando algumas vezes a discussão com um “Shut up, whore”. Como nesse diálogo aqui:

Isabela: You have such pretty hair. What a lovely color.
Aveline: Other children used to laugh at me for having ginger hair.
Isabela: Really? Aww. I bet you were cute. Did you have pigtails?
Aveline: Sometimes.
Isabela: How precious! Little Aveline, running around the village with her flaming orange pigtails streaming behind her...
Isabela: ...and little boys all scattering and screaming for mercy as she approached.
Aveline: Shut up, whore.

Há uma estranha contradição em Aveline. Ela ascende em Kirkwall (a cidade onde se passa a aventura) de maneira espetacular e sem pisar em ninguém, ganhando a admiração de homens e mulheres sob o seu comando. Prova que uma mulher tem tanta capacidade para liderar um exército quanto um homem. E orgulha-se – com razão – disso.

Mas aí, nas conversas com Isabela, Aveline parece representar um machismo muito comum para com garotas mais liberais. Ela não reconhece a pirata como “Capitã”, negando-se a tratá-la assim. Implicitamente, é quase como se Aveline concluísse que o posto de Isabela foi conquistado dormindo com todos os marujos.

Interessantemente, em um papo com a elfa Merrill na taverna, a pirata revela nunca ter dormido com alguém de sua tripulação. Segundo ela, os homens “...assim que te veem nua com seu traseiro no ar, acham que não precisam cumprir mais ordens”.  Ainda completa dizendo algo como “Homens. Ugh. Você precisa ser duas vezes mais durona para ter metade do respeito...”

No game, você precisa ter uns 50% de aprovação para dormir com ela (o que não é um problema). Outros personagens exigem mais. Obviamente, alguns jogadores automaticamente já a taxam de “fácil” por causa disso. Já vi muitos comentários na internet sobre isso. E claro, a menção de “mulheres para casar” e “mulheres para comer”. No caso de Isabela, em um primeiro momento, ela realmente não quer um envolvimento mais sério. Prefere o bom e descomplicado sexo casual. E isso, para os machistas é um enorme problema. Porque vocês sabem, como uma mulher pode querer sexo? Como ela pode ousar ter uma vida de prazer? Já viu como ela se veste? Respeitar pra quê?

Uuuuuhhh, que piranha, não?

Os mesmos (ou mesmas) gamers que vociferam moralidades, são aqueles fazem Hawke (protagonista do jogo) dormir com a pirata e depois casar com a elfa Merrill, porque é “mocinha direita”. Não que haja de fato algum problema em dormir com uma e depois casar com outra, afinal é um game e todo mundo pode se divertir como bem entender... mas compreendem a contradição?
Hawke² pode. Isabela não.

O “pecado” de Isabela parece ser... gostar de sexo. Aliás, gostar e falar de sexo. Nossa, já pode jogá-la numa fogueira?

Porém, se é só um game por que escrevi tudo isso? Porque além de ter adorado a personagem, muitas vezes sinto que nos jogos não há muitas personagens tão livres de amarras comportamentais.
Daí, ver uma mulher – mesmo fictícia – vivendo a vida como quer e não se desculpando por isso é inspirador.

Thanks, Bioware. Por criar essa pirata com coração de ouro, como diz Anders:

Anders: I always knew you had a heart of gold.
Isabela: Shh! Don't tell anyone.

E para finalizar, deixo um dos melhores diálogos entre ela e Aveline:

Aveline: How are you so successful with men? You're not that pretty.
Isabela: Cast a wide enough net, and you're bound to catch something.
Aveline: (Laughs) At least you're willing to admit it.
Isabela: Trust me. I've heard, "Get away from me, you pirate hag!" more times than I care to count.
Aveline: Doesn't that bother you?
Isabela: Why should it? They don't know me. I know me.

Tem como não se apaixonar?

‘Té mais.

¹ Donnic é o marido de Aveline.
² E isso se for o male Hawke. Porque se for a female Hawke...já viu, né?
*Se quiser conferir mais diálogos é só clicar AQUI