segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mass Effect - Miranda Lawson


Clique para ver maior.

Atenção: Esse texto contém informações do histórico da personagem.

Perfeita.
Ou assim Miranda Lawson foi criada para ser. Da sua aparência, passando pela capacidade de regeneração, inteligência até as habilidades em combate, tudo foi cuidadosamente estudado, construído. Potencializado.
Muito é esperado dela. Miranda sabe disso. Falhar definitivamente está longe de ser uma opção...seu pai desaprovaria.

Miranda cresceu sob esse fardo. Uma pressão incomensurável para compensar todo o custo dessa...perfeição.
Seja a melhor.
Implacável.
Lidere o Projeto Lazarus.

Certamente um dos mais ambiciosos da Organização Cerberus.
Dois anos e bilhões investidos.
A missão: trazer alguém de volta a vida.
Lawson conseguiu.
Missão dada era missão cumprida.
O que ela não sabia era como o êxito nesse projeto mudaria sua vida...

Mass Effect 2 nos apresenta Miranda Lawson como fiel agente da Cerberus e segunda no comando da nova Normandy. Também é o elo entre Shepard e o Illusive Man, cabeça da Organização. Inteligente, objetiva e extremamente competente, ela poderia ter o emprego que quisesse – como constata Shepard – mas escolheu a Cerberus. Lawson tem razões fortes para isso.

A bordo da espaçonave, a agente parece não ter grandes problemas com a tripulação, mas ao mesmo tempo não vemos laços significantes. Ela deixa claro que está ali para trabalhar. Entretanto, posso citar três exceções em questão de relacionamentos: Jacob, Shepard (claro) e Jack.

O primeiro é conhecido de longa data, trabalharam juntos e quase tiveram algo mais. O próprio Jacob revela que Miranda se distanciou. Até hoje ele diz não saber o motivo. Percebe-se a confiança dela em Jacob, como também seu incômodo por ele ser uma pessoa mais emotiva.
Quanto a Shepard, pode-se dizer que ela (ou ele) é parte importantíssima nesse processo de “descongelamento” da Ice Queen, explicarei mais no decorrer do texto.
A última já comentei no post anterior. Detestam-se e só trabalham juntas por causa de Shepard. Jack é uma senhora pedra no sapato de Miranda, daquelas que se recusam a cair mesmo sacudindo bastante o pé. A agente é constantemente provocada e insultada, tendo a paciência testada quando Subject Zero invade sua sala na Normandy para acertar as contas:


Viram como Miranda mantém praticamente o mesmo tom de voz? Acho que essa postura fria tira Jack do sério. A garota está ofegante, põe o dedo na cara de Lawson, arremessa uma cadeira, chama-a de “bitch”, ameaça-a e tudo que a agente da Cerberus faz é cruzar os braços e dizer: “Você foi claramente um erro.”
No final, ela retoma seu lugar na mesa e informa Shepard de que: “Contanto que ela faça o trabalho dela, estaremos bem.”

Ainda no começo do game, Miranda toma uma decisão drástica, espantando seu colega Jacob que logo a questiona: “O que diabo você está fazendo?! E se você estiver errada?” e ela retruca calmamente: “Eu nunca erro. Pensei que você já tivesse aprendido isso, Jacob.”

Com o passar do tempo, essa confiança ou mesmo pedantismo vão dando lugar a uma muito bem camuflada insegurança. Por ser modificada geneticamente, Miranda acredita que suas habilidades definem seu valor, e nada mais. 
Shepard conforta-a dizendo que ela não é apenas um instrumento a ser usado por seu pai ou pela Cerberus... Sua personalidade e espírito são os fatores que a tornam incrível.

É muito legal ver as pequenas mudanças em Miranda, ainda mais quando ela te pede um favorzinho... Há alguém com quem Lawson se preocupa muito. Daria a vida. E é aí que vemos o gelo da Ice Queen derreter.
Simpatizo com Miranda. Até me identifico com algumas de suas atitudes, como a cautela ao se aproximar de pessoas e o hábito de observá-las e fazer anotações mentais. Evita problemas.
Admiro sua confiança nas missões e a iniciativa de dizer “Eu lidero”. Lawson sem dúvida utiliza de maneira formidável as habilidades que possui.
Queria vê-la mais em Mass Effect 3. Sua participação ficou lamentavelmente curta.

Quanto ao desenho...
Acertar o rosto foi definitivamente o mais difícil. Mas o que tentei fazer? Bem, a aparência da personagem foi baseada na belíssima Yvonne Strahovski¹, então quis desenhar Miranda no meu estilo, porém agregando alguns traços da atriz. Foram VÁRIAS tentativas, inclusive postei uma delas aqui. Descobri que um dos maiores problemas era o olhar. Solucionei diminuindo um pouco as pupilas e arqueando mais as sobrancelhas, dando esse ar frio e analítico de Miranda.

Espero que estejam gostando dessa série de pôsteres de Mass Effect. Se puderem, comentem!

‘Té mais.

¹Eu adoro o sotaque delaaaaa *-*