sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dragon Age 2 - Sebastian Vael


Sebastian se enfia em Dragon Age 2 através de uma DLC chamada “The Exiled Prince”. Ele é um cara sério e atormentado (como se não bastassem FENRIS e ANDERS, né?) pelo ocorrido com sua família. No decorrer do jogo Sebastian revela para Isabela que levava uma vida parecida – segundo ele – com a da pirata hoje.

Sebastian: I used to be like you, you know.
Isabela: You used to be a woman?
Sebastian: No!
Isabela: That explains a lot.
Sebastian: My family put me in the Chantry because I was giving them a bad name. It was the best thing that ever happened to me. I found peace. I found a purpose. Before I came here, I used to be out to all hours, drinking and whoring. I didn't believe in anything except my own pleasure.
Isabela: Why couldn't I have met you then? 

Hahahahahaha sério, Isabela maravilhosa sempre eclipsando os outros nos diálogos. Concordo com ela, podíamos ter conhecido Sebastian nessa época, quem sabe sua personalidade fosse mais...divertida. 

Embora não seja muito fã da personalidade de Sebastian, eu o acho LINDO e pretendo fazer outro desenho dele, pois não fiquei completamente satisfeita com esse.

‘Té mais.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mass Effect - Liara T'soni

Clique para ver maior.

Atenção: Esse texto contém informações do histórico da personagem.

Mas é ÓBVIO que minha asari favorita ganharia um pôster de Mass Effect. E o que posso dizer sobre ela?  Vejamos...

Nosso primeiro contato com Liara T’soni se dá em Therum, onde a asari se encontra em apuros. Lá, a quieta arqueóloga queria estudar ruínas dos Protheans, uma raça da qual pouco se sabe. T’soni é considerada uma expert entre os pesquisadores quando se trata dos Protheans, pois dedicou sua vida a pesquisá-los. Cinquenta anos para ser mais precisa. Relaxem, asaris vivem.mil.anos.

Anos e anos de estudos e análises se por um lado deu-lhe profundo conhecimento, por outro lhe tirou a experiência do contato social. Isso fez dela alguém muito tímida e que sente dificuldade em captar ironias ou mesmo piadas. A asari também não tem o hábito de mentir, e logo Ashley Williams se aproveita do fato sugerindo – como foi citado em seu post – que questionem sobre a vida sexual da arqueóloga. Tsc tsc. 

A relação de Liara com a tripulação da Normandy pode ser considerada cheia de melindres, pois quando Shepard resgata-a em Therum, o grupo fica sabendo de quem ela é filha. Sua mãe, Benezia, uma figura de extremo prestígio entre as asari se aliou à Saren Arterius, um turian suspeito de vários crimes graves. Espera-se da doutora T’soni a informação do paradeiro de Benezia e, consequentemente de Saren. Porém, a arqueóloga revela não ter contato com a mãe há vários anos e duvida de sua aliança com Saren. A tripulação da espaçonave não acredita nela e passa a olhá-la atravessado, como a própria asari nota:

“I have seen the way your crew looks at me. They do not trust me.”

 Cabe a Shepard checar se Liara está realmente alheia aos acontecimentos...

Acomodada no setor médico da Normandy, T’soni se isola dos outros, estabelecendo o mínimo de contato com a médica, Dra. Chawkas, e claro, Shepard. Nas conversas, a asari se mostra muitíssimo inteligente e polida. Além disso, eu acho Liara uma das personagens mais doces e educadas que já tive o prazer de conhecer. É absolutamente adorável seu nervosismo ao se desculpar por achar que ofendeu Shepard, como no diálogo abaixo:

Liara: That’s why I find you so fascinating. You were marked by the beacon on Eden Prime, you were touched by working Prothean Technology!

Shepard: Sounds like you want to dissect me in a lab somewhere.

Liara: What? No! I did not mean to insinuate--Ah, I never meant to offend you, Shepard. I only meant that you would be an interesting specimen for in-depth study. No--that’s even worse!

Sério, Liara é fofa demais, eu não aguentoooo. Nessa conversa, Shepard nota que ela não entendeu o tom de brincadeira e logo a tranquiliza:

Shepard: Calm down, Liara. I was only joking.

Liara: Joking? Oh, by the Goddess! How could I be so dense? You must think I am a complete and utter fool. Now you know why I prefer to spend my time in the field with data disks and computers. I always seem to say something embarrassing around other people.

No primeiro game, Liara parece indefesa, totalmente ingênua e nos dá aquela impressão de não fazer mal a uma mosca. Porém, ela logo esclarece que por trabalhar sozinha nas escavações, é necessário saber se defender.
E como sabe.
Risquem o “indefesa” da descrição. 

Fico imaginando um time com ela e Jack, duas bióticas extraordinárias. Uma pena essa formação não ser possível durante a saga...

Vejo muita gente acusar Liara de não ter personalidade, o que é um absurdo. Desde o primeiro game a asari soube dar suas opiniões, mesmo quando não solicitada. Lembro de vários momentos em que ela se mostra assertiva. Quando Shepard é completamente ignorada pelo Council sobre os crimes de Saren, Liara sugere uma segunda tentativa, no que a Comandante responde: “I pushed them as hard as I could! They won’t budge.”

A arqueóloga franze o cenho e rebate com tom descrente: “So you’re going to walk away? You will just give up and doom the entire galaxy to extinction?”

Shepard repensa e diz que isso não acabou, pensará em algo. Nisso quase rola um beijo. Uhhh.
Em outra ocasião – perto do final do primeiro ME – T’soni procura Shepard em sua cabine para sexo discutir sobre a próxima missão e esclarecer o que sente pela Comandante. O tom da conversa é de despedida:

Liara: I do not know what is going to happen on Ilos. I hope we will stop Saren, of course, but part of me fears we are already too late. There is something I must tell you in case we fail.

Shepard: We’re not going to fail. I promise.

E Liara, logo corta Shepard:

Liara: Please... I am not looking for comfort. Saren might already have the Conduit. It is time to be completely honest with each other. These could be our last moments together. Our last chance to show each other how we feel...

OU.SEJA. sex time Podem riscar também o “totalmente ingênua” da descrição. Hah.

Essa personagem é um dos possíveis romances em Mass Effect. Sinceramente acho o melhor, mais fofo e interessante de acompanhar. Claro, vindo de uma super fã dessa asari isso não é surpresa, mas felizmente a Bioware te dá vários motivos para defender sua preferência. Aqui eu listo os meus.

Não é difícil perceber os sentimentos de Liara por Shepard ao longo da saga. E ela os mantém, mesmo a Comandante não os correspondendo. Dois anos se passam entre ME1 e ME2 e é nesse ínterim que T’soni prova o quanto ama Shepard e até onde iria por ela. Acreditem, ela foi longe¹. Se não se importarem com spoilers, é só lerem minha nota de rodapé.

Comprando briga com uma das figuras mais temidas da galáxia – o Shadow Broker – a asari precisa deixar de lado parte dela mesma e, sem muita saída, fazer certas coisas que outrora recusaria. Liara, por dois difíceis anos instala-se em Illium, onde se torna respeitadíssima tantos pelos cidadãos comuns quanto pelo submundo mercenário. 

T’soni agora negocia informações sigilosas, ameaça, intimida e mantém uma rede de contatos tão competente, que põe em risco até a identidade do misterioso Shadow Broker. Sua personalidade sofre mudanças que a princípio desagradaram muitos fãs, inclusive Ali Hillis, a dubladora da asari no game. Ela disse em entrevista que saiu muitíssimo frustrada da gravação do DLC “The Lair of the Shadow Broker”, pois enquanto lia o script, as falas de Liara não condiziam com a personalidade da arqueóloga que conhece tão bem. Ela questionou sobre o roteiro e o motivo de estarem pedindo para agir de uma forma completamente diferente de antes. 

“Essa não é a Liara, gente. Essa não é sua voz, isso não é o que ela faz [...], eu não entendo.” – disse Ali Hillis.

Porém, quando o DLC ficou pronto, Hillis (os fãs também) entendeu o porquê das atitudes frias e diálogos ríspidos atribuídos agora à Liara. E fez todo o sentido. A partir de ME2 Ali Hillis deixou sua voz mais grave e mais sensual. A aparência também mudou no decorrer dos anos e ela ficou ainda mais linda, especialmente em ME2/The Lair of the Shadow Broker

Em Illium, vemos que T’soni tenta se manter distante de Shepard. Para protegê-la e proteger a si mesma. Uma de suas funções é saber tudo o que se passa em Illium; quem chega, quem sai, para quem trabalha, se oferece perigo etc. Na verdade, nem ela está imune de ser observada.  Inclusive, ela tem plena consciência de que suas conversas são gravadas. A transformação da arqueóloga em uma poderosa Shadow Broker foi, para mim, uma das grandes sacadas da Bioware. 

Admiro como conduziram sua história com Shepard. Gosto bastante dos pequenos momentos entre as duas em “The Lair of the Shadow Broker”, onde durante uma perseguição em carros voadores, Liara implica com a Comandante para esta correr cada vez mais:

Liara: Come on! She's getting away! There she is! Hang a right! No, wait, left!
Shepard: I'm on her.
Liara: Hurry, Shepard, we're losing her! We need to go faster! She's around the corner! We're not going into the construction site, are--oh, goddess. Go go go go go go go!
Shepard: I'm GOING!
Liara: Traffic! Oncoming traffic!
Shepard: We'll be fine!
Liara: She's dropping proximity charges!
Shepard: I noticed!
Liara: She's got reinforcements!
Shepard: What kind of guns this thing have?
Liara: It's a taxi! It has a fare meter!
Shepard: Wonderful.
Liara: Truck!
Shepard: I know.
Liara: TRUCK!
Shepard: I KNOW!
Liara: Yaahhhh!
Shepard: Theeere we go!
Liara: You're enjoying this.

Ou quando Shepard convence Liara a falar pela primeira vez com o “pai” da asari só para descobrir o baixíssimo nível do “sogro”! Outro momento hilário é Joker – piloto da Normandy – perguntando para T’soni se os “tentáculos” de sua cabeça “ficam se mexendo”:

Liara: Joker, really? I have work to do.
Joker: Aw, come on, it’s just one simple question.
Liara: Then look it up on the extranet.
Joker: You can’t believe everything you find there. It’s more reliable to ask a friendly asari.
Liara: I’m not telling you if my “hair tentacles” move!
Joker: Fine. Deny me the answer I’ve been seeking for years. With this war on, we could die at any second, you know...
Shepard: You know he’s going to keep bothering you until you tell him.
Liara: ...They’re semi-flexible, cartilage-based scalp crests that grow into shape. And they don’t “flop around.”
Joker: Yes! Thanks, Liara. I gotta tell Vega I was right.

Claro, não posso deixar de mencionar as cenas mais dramáticas, cheias de diálogos maravilhosos como Liara comentando com Shepard em Mass Effect 3 sobre sua infância, sua mãe e do quanto gostaria de passar mais momentos assim, em paz. Ou brincando sobre não ter preparado um discurso para a despedida e que seus futuros filhos com Shepard irão ficar desapontados quando contarem a história...

Realmente não é à toa que Liara possui tantos fãs. Ela é super bem-escrita, bem interpretada (pela maravilhosa Ali Hillis), é inteligentíssima, corajosa, educada, leal e absurdamente linda. Ah, e sabe chutar traseiros quando necessário. Não tem como não se apaixonar.

Eu pelo menos falhei miseravelmente em resistir. Não que eu tenha... TENTADO, mas...you know.

Desculpem pelo texto ENORME, mas eu não pude me conter. Há poucos textos por aí sobre Liara em português, daí vi nisso uma oportunidade de fazer com que mais pessoas conheçam a saga e essa magnífica personagem. Se chegaram até aqui sem desmaiar ou revirar os olhos, vocês têm meu “Obrigada” e também meus “Parabéns”. Não, sério.

Quanto ao desenho...
Quis fazer Liara com uma expressão tipo “É sério que você está cogitando mexer comigo? Bitch, plz. I’m the motherfucker Shadow Broker”, sabem? Com um olhar gélido para afastar os engraçadinhos.

Se puderem, comentem! O que acham de Liara? E do fanart? =)

‘Té mais.

¹ Hey, vocês vieram mesmo! Eu ainda prefiro que descubram enquanto jogam ou veem um Let’s Play, mas se querem saber mesmo: Entre ME1 e ME2 Shepard acaba morrendo e obviamente Liara fica devastada com o ocorrido. Nesse meio tempo, ela descobre que o Shadow Broker tem interesse nos restos mortais da Comandante, pretendendo negociá-los. A asari decide interromper os planos do mercenário e faz de tudo para reaver o corpo de Shepard. Liara percebe ter chegado um tanto atrasada, pois mercenários Blue Suns (contratados pelo Shadow Broker) e agentes da Cerberus já estão lutando para ver quem fica com o corpo.de.Shepard. Cerberus consegue chutar o traseiro dos Blue Suns, mas agora tem de lidar com uma Liara enfurecida. Encontrando-se com o Illusive Man, T’soni descobre sobre o mega ousado plano da Organização, o chamado “Lazarus Project”, para trazer Shepard de volta à vida. Miranda, foda pra caramba, encabeçaria o projeto. Liara, de coração partido e se apegando na possibilidade – mínima – de rever a Comandante, entrega o corpo da mesma e espera. Dois longos anos. E o Projeto Lazarus acabou sendo um sucesso.