terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mass Effect - Joker


Atenção: Esse texto contém informações do histórico do personagem.

“Put the Normandy in my hands and I'll make her dance for you...” – diz Joker para Shepard.

Arrogância? Pode até ser. Mas Joker é indiscutivelmente um piloto excepcional.

Jeff “Joker” Moreau veio praticamente de brinde com a Normandy. Após impressionar e ultrapassar a todos – instrutores e colegas – na escola com suas habilidades, foi indicado como piloto da famosa espaçonave. O fato já seria admirável pela pouca de idade dele, mas tudo fica ainda mais interessante quando descobrimos que o rapaz sofre da Síndrome de Vrolik.

Jeff é o clássico caso de superação, contrariando as expectativas. O apelido, Joker, surgiu após um instrutor da escola notar que o rapaz raramente sorria. Foi irônico, claro, mas Jeff abraçou o novo nome quando SAMBOU NA CARA de todos ao fim do treinamento, sendo convocado para pilotar APENAS a impressionante Normandy.

"They all got their asses kicked by the sickly kid with the creaky little legs. One guess who was smiling at graduation." Fuck YEAH.

Por causa de sua doença, raramente vemos Joker fora da cadeira de piloto, entretanto, isso não impede que ele estabeleça bons relacionamentos na nave. Podemos reparar, inclusive, como o cara é observador. Muitas vezes em ME1 ele informa Shepard sobre os problemas e necessidades da tripulação, até aconselhando a Comandante a falar com eles caso precisem de ajuda. Obviamente, vem uma piadinha junto, como na briga entre Miranda e Jack em ME2:

Joker: Commander, Jack and Miranda are in the middle of a...disagreement. Can you head it off before they tear out a bulkhead?

Shepard: I’ll deal with it.

Joker: Take pictures.

É sempre interessante ouvir também suas opiniões sobre os companheiros, como no caso de Jack, por exemplo:

Okay, Shepard, glad you’re back, but keep na eye on that last one. We can only hold so much crazy.”

Ou sobre Miranda:

I would never say anything against Miranda. And expect to survive the reprisal.”

Ou sobre Jacob:

Jacob is way too nice a guy for the number of ways he knows to kill people.”

Ele ainda fica todo feliz quando Garrus volta para a Normandy em ME2, dizendo algo como: “That’s great, because he was totally my favorite.” Os dois se tornam até mais camaradas em ME3 e contam piadas um para o outro. Shepard felizmente pode presenciar todas.

Se no primeiro Mass Effect Joker ficava sozinho no cockpit (apesar da breve companhia de Kaidan no começo do game), em Mass Effect 2 o piloto agora tem EDI¹, uma Inteligência Artificial tão fabulosa – cortesia do Illusive Man – que desenvolve uma espécie de relacionamento amoroso com Joker!

Como Jeff é super possessivo em relação à Normandy, ter EDI a bordo significa ceder muitas vezes o controle da espaçonave. Porque convenhamos, Joker é foda, mas obviamente incapaz de realizar simultaneamente a quantidade de tarefas de uma Inteligência Artificial. Inconformado, o piloto reclama constantemente para Shepard sobre a presença de EDI, porém, vendo que não pode reverter a situação, o jeito é passar O DIA TODO TROCANDO FARPAS com EDI. Sim, ela não só rebate as críticas de Joker ironicamente, como também hackeia os controles da cadeira dele, fazendo-o girar por um bom tempo. Hah.

A relação muda o tom em Mass Effect 3 e os dois parecem mais um velho e simpático casal. EDI não mais se refere à Joker como “Mr. Moreau” e sim “Jeff”, revelando quão complexa é a sua Inteligência Artificial, já que isso é uma decisão dela. Shepard, inclusive, pode dar uma força ao relacionamento quando o piloto pergunta: 

Joker: What do you think about me and EDI?

Shepard: Why not?

Joker: Because I could break a bone just from some light over-the-clothes-action?

Shepard: That’s always a risk. But then, so are the Reapers.

É interessante observar que Seth Green, o dublador de Joker, foi um dos poucos atores a ter contato com outro ator durante a gravação, contracenando com Tricia Helfer, dubladora de EDI. Isso deu mais veracidade às cenas e nos instigou a dar sempre uma espiadinha nas conversas entre os dois.

Os diálogos com Joker sempre valeram a pena acompanhar. Seth Green fez um trabalho convincente e criativo, já que muitas das gracinhas do personagem foram frutos de improviso no estúdio de gravação. Ao final da saga, Jeff “Joker” Moreau fica na memória como um personagem adorável, competente, engraçado, irônico e leal pra caramba, indo com Shepard até os confins da galáxia sem pestanejar, mesmo que a missão seja considerada suicida. Mas hey, não tem problema, pois como o próprio se define:

“I’m not good. I’m not even great. I’m the best damn helmsman in the Alliance fleet.”

E quer saber? Ele tem toda razão.

Quanto ao desenho...quis mostrar Joker como eu me lembro dele, com esse sorriso e essa pose confiante por estar fazer aquilo que ama: pilotar. 

Um dos elementos que mais gostei de fazer foi a barba, pois de alguma forma eu quase sempre consigo estragá-la na transição de grafite para colorização... mas dessa vez eu até que curti o resultado.

Se puderem, comentem! O que acham do personagem? E do fanart? =)

‘Té mais.

¹ Sigla para Enhanced Defense Intelligence.