quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Pequeno passo-a-passo - SD

Bom, hoje como podem ver, estou postando um passo-a-passo (ou quase) de um SD que fiz. Esse estilo em particular (Super Deformed), me agrada muito fazer, os personagens ficam deformadamente fofos (x3). As personagens em questão são Michiru Kaioh e Haruka Tenoh - minhas prediletas, não que tenham perguntado mass... - do anime Sailor Moon.

Depois de fazer o esboço com minha incrível lapiseira 0.7, cobri com caneta nanquim descartável. Feito isso, apaguei os resíduos de grafite. Hora de escanear.

Imagem escaneada, photoshop aberto: Vamos apagar todos os traços "a mais" e limpar a imagem usando a borracha. Para facilitar o processo, costumo ou aumentar o contraste da figura ou alterar o limiar, dessa forma conseguindo um destaque do nanquim. Durante a pintura, é importante criar camadas separadas para a cor da pele, sombras, as bochechas... Dessa forma, qualquer alteração indesejada ou um resultado insatisfatório pode ser deletado simplesmente "jogando" a camada na lixeira. O balão é super fácil de fazer: ou a ferramente Custom Shape Tool, onde tem várias figuras prontas (entre eles corações, setas...) inclusive balões; ou então usamos a ferramenta Eliptical Marquee Tool (com a opção Adicionar seleções marcada) juntamente com a seleção Polygonal Lasso Tool, para fazer o "rabicho" do balão.

Personagens pintados, hora de colocar o texto e fundo (vale ressaltar que muitos pintam o fundo antes dos personagens, o que seria o correto, mas prefiro colorir depois, para ter uma idéia de um fundo que combine com a cena). Na paleta esquerda do photoshop, é só deixar os dois "quadradinhos" de cor com as cores azul (por cima) e branco por baixo. Depois, vá na opção Filter>Render>Clouds e você terá um céu legal (obviamente o fundo branco da imagem deve estar devidamente selecionado).

Bom, o desenho poderia estar finalizado na figura 3, mas, gosto de usar um filtro do Photoshop para realçar os traços e cores. É isso. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, ressentimento, sentimento reprimido ou crítica, pode apertar o botão Pincelada. Fácil. Indolor e Rápido. \o\

Bjos e desculpem a falta de detalhamento no processo. Pretendo, num futuro não muito distante fazer um "passo-a-passo" melhor e com mais explicações sobre as ferramentas xD

Clique aqui para vê-la maior