Hoje mostrarei alguns passos da colorização de uma caricatura; feita por mim para uma amiga, Manú. Sim, eu ainda estou aprendendo as técnicas de pintura digital e sim, usei Manú como cobaia (sorry...).
Para começar, fiz um esboço simples em grafite das feições da moça, exagerei o sorriso e Pim Pom! Está pronta para ser pintada.
“Eita melhorou... como tu fez isso?” Bom, o “grande segredo” nesse caso foi a cada adição de sombra, usar a ferramenta Smudge (ferramenta Borrar) para misturar as cores. Depois, uma boa reforçada nas sombras usando a ferramenta Burn. Para balancear, defini os pontos de luz na imagem, usando a ferramenta Dodge. Por fim, hora de usar o Smudge Tool novamente para deixar o mais natural possível as sombras e os pontos de luz na pele.
“É mesmo, ainda tem o cabelo... posso deixar pra pintar depois? A pele já deu um trabalhão..” Er... não. Mas não se preocupe, não é tão difícil quanto parece. É claro, levando em consideração que se trata de um desenho simples, então não pintei nem defini cada fio. Um bom jogo de luz e sombra torna o cabelo interessante e não precisa morrer pra fazer. Aqui, a história se repetiu com as ferramentas Burn e Dodge. O truque é ter mais paciência que eu para acrescentar mais fios ao cabelo \o/.

Pintura feita... acrescenta um fundo à seu gosto. Só tomando cuidado para não ficar berrante demais, ou tirará a atenção do seu desenho. Como último toque, coloquei o filtro Noise (Filter>Noise>add noise>uniform), gosto do visual, parece que foi colorido em papel mesmo.
É isso. Em breve mostrarei outros desenhos. Vaias, assobios, palmas, tomates podres, piscadas ou tapas, é só clicar em Pinceladas. Não dói, eu prometo xD – sai voando.