segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Caricatura - Pintura Digital

Hey povo! Como vão?
Hoje mostrarei alguns passos da colorização de uma caricatura; feita por mim para uma amiga, Manú. Sim, eu ainda estou aprendendo as técnicas de pintura digital e sim, usei Manú como cobaia (sorry...).

Para começar, fiz um esboço simples em grafite das feições da moça, exagerei o sorriso e Pim Pom! Está pronta para ser pintada.

“Lu! A pintura está medonha, o que diabo você fez?” Calma, senta aí que eu explico. A primeira coisa a fazer é definir as cores na paleta (no Photoshop). Escolha a cor-base para a pele; no meu caso usei R:254/ G:219/ B:181. Depois, ainda na janela de Color Picker trace mentalmente uma linha diagonal e vá escolhendo cores mais escuras. Isso definirá as sombras ao pintar a pele da garota. Ah, não sabe adicionar novas cores à paleta? Vai em Swatches>create new swatche of foreground color (quadradinho ao lado da lixeira na opções de swatches). Em grafite, coloquei sombra na figura, o que ajudou a definir o mesmo processo enquanto coloria. O pincel usado foi o aerógrafo.

“Eita melhorou... como tu fez isso?” Bom, o “grande segredo” nesse caso foi a cada adição de sombra, usar a ferramenta Smudge (ferramenta Borrar) para misturar as cores. Depois, uma boa reforçada nas sombras usando a ferramenta Burn. Para balancear, defini os pontos de luz na imagem, usando a ferramenta Dodge. Por fim, hora de usar o Smudge Tool novamente para deixar o mais natural possível as sombras e os pontos de luz na pele.

“É mesmo, ainda tem o cabelo... posso deixar pra pintar depois? A pele já deu um trabalhão..” Er... não. Mas não se preocupe, não é tão difícil quanto parece. É claro, levando em consideração que se trata de um desenho simples, então não pintei nem defini cada fio. Um bom jogo de luz e sombra torna o cabelo interessante e não precisa morrer pra fazer. Aqui, a história se repetiu com as ferramentas Burn e Dodge. O truque é ter mais paciência que eu para acrescentar mais fios ao cabelo \o/.

Pintura feita... acrescenta um fundo à seu gosto. Só tomando cuidado para não ficar berrante demais, ou tirará a atenção do seu desenho. Como último toque, coloquei o filtro Noise (Filter>Noise>add noise>uniform), gosto do visual, parece que foi colorido em papel mesmo.

É isso. Em breve mostrarei outros desenhos. Vaias, assobios, palmas, tomates podres, piscadas ou tapas, é só clicar em Pinceladas. Não dói, eu prometo xD – sai voando.

8 comentários:

  1. Nossa, Lu! Sensacional!
    Achei mto legal.

    ResponderExcluir
  2. Hááá! Adorei, Lu. Não vou me atrever a pintar nada, embora suas dicas sejam boas, mas eu não entendo de desenho e, por consequência, só sei pintar desenho estilo Turma da Mônica, com cores chapadas (são chapadas, não são?). Só tenho algo a criticar... pô, Manu tá morena! Você quis atenuar a realidade dos fatos... mas nós a conhecemos bem pra saber que ela está mais para o plano de fundo do seu blog (na parte dos posts) do que para a cor da pintura. Huahauahauahau. Brincadeirinha... No mais tá EXCELENTE, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tenoh-samaaaa!
    Nossa,ameiii!
    Affe,deve dar um trabalhãoo colorir com o photoshop!O.o
    Haja paciência!>_<

    Ahhh,eu conteeii?
    Tô treinando meus desenhos!\o/
    Alguns até sairam decentes...*super feliz*
    Quem sabe com um pouco mais de treino eu passo a desenhar que nem você??*ohh,soonho!-_-*

    Anyways,ameiii MUITOOO o desenhoo!

    ;***

    ResponderExcluir
  4. Luuuuú como eu já te disse
    A-D-O-R-E-I!!! Já conhecia esse desenho no grafite, que aliás já tava ótimo por sinal...mas colorido ficou muito show...gostei mesmo..mais uma vez Parabéeeensss :D Aêeeeeeeeeee\O/
    Mais um super desenho!!! rsrsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. opaaa
    OO
    po.. é ta feio -.-'
    haua
    ta lindo d+ luuuu
    caraaa adorei..
    rs n endo mt ses "passos" hauahau..mas qria saber fazer tbm uhaua
    serio ficou quase tão perfeita qnd vc *.*
    ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    *opa! Anita, livri-se dessa canceriana q há dentro de vc -.-*

    rsrsr
    serio ta maravilhoso te adoro d + tenoh +)))

    ResponderExcluir
  6. Pow...
    achei massa...
    queria eu saber desenhar assim...
    :P
    bjooo

    ResponderExcluir
  7. caramba essas "aulas" estão ótimas pena que a aluna aqui não entende nada preciso de aual de reforço xD jahahahaha

    Tá otimo Lu *__*

    ResponderExcluir
  8. Uauuuuuuu...me senti agora...Dando uma de modelo...hauahuauahauhauahuhauahau!!! Amei a cor do pecado que vc colocou em mim...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Depois manda p/ mim...quero imprimir =)

    Valeu Lúuuuuuuuuu

    bjinho

    ResponderExcluir