segunda-feira, 17 de março de 2008

[...]

Dizem que ele é abençoado. Que gosta de samba, bunda e caipirinha. Que é ainda machista. Ou racista. Ou contraditório: é miscigenado. Que é acomodado. Mas que força um sinônimo e se denomina Pacato. Que adora Copa, odeia Política e que ri quando tudo vai mal. Diz-se otimista...

É aquele aluno, do fundão...que de alguma forma sempre esquece de fazer a lição, mas como é malandro, abre um sorriso, conquista o professor e leva o ano com a barriga. Também é aquele que do seu casebre, clama por todos os santos. Ora, o Flamengo só precisava de um gol para ser campeão.

Diz ser um trabalhador. Fazer nove filhos não é para qualquer um. Todos trabalham. E todos são menores de catorze.
É aquele que vota. E também é aquele que não saber ler.
Diz ser religioso. É aquele que roga por Nossa Senhora dos Feriados. E que acha que não beber numa sexta-feira é pecado.
É um mentecapto.
Um brasileiro.

[...]

A imagem acima veio como uma flecha em minha mente. Estava assistindo alguma propaganda governamental. Nunca vi plantações mais vívidas, agricultores mais contentes e obras magníficas. A água do poço artesiano brilhava na tela de vinte polegadas. Mas atentem! Não era só água. Era esperança. Era felicidade, uma vida nova! Era politicagem mascarada por um delicioso ufanismo.

Senti repulsa, vergonha e raiva... Tinha que expurgar de alguma forma. Traços rápidos num papel sulfite me libertaram um pouco. Mas não diminuiu minha culpa e se me permite, nossa culpa. Porque eu estou aqui só escrevendo e você está aí, só lendo. Porque a cada dia esquecemos o significado de atitude e aprendemos cada vez mais o significado de comportamento. E porque, sinceramente, já não vejo a beleza de ser brasileira.


Por Luana R.

5 comentários:

  1. n diria melhor.
    com certeza
    !
    adorei o post...
    mt inteligente !

    ResponderExcluir
  2. Lúuu seu texto ficou ótimo, cheio de verdades e expugações. Afinal nosso país carrega em seus eixos estruturais métodos patriarcais machistas envolto nessa malandragem brasileira que se caracteriza no famoso jeitinho. A política então parece cada vez mais afundada numa corrupção que virou mais um hábito comum assim como escovar os dentes. É difícil, tantas coisas acontecem e a gente nem sabe, o governo nos enrola até dizer chega, não há respeito com o cidadão e o cidadão tb não se mexe. Eu tento fazer minha parte, mas sinto que ainda é pouco. É real essa infeliz acomodação que parece estar já incutida no nosso subconsciente, de que esse país não tem jeito e que não há o que se fazer para melhorar. E é aí que eu discordo dessa mentalidade, nós podemos mudar, fazer a diferença. O contexto de um país é complexo e simples ao mesmo tempo, se cada um fizer sua parte (de verdade, merrrmo)muitas coisas podem mudar. E principalmente a nossa sociedade pode sair dessa hibernação hipócrita e evoluir para conceitos e princípios mais verdadeiros e condizentes com a nossa realidade, que visem melhorar a vida de todos. Nosso país nos desperta muita tristeza e vergonha sim, existe muita merda acontecendo, e a beleza nisso se perde, com certeza. Mas ainda sim, mesmo com todos os problemas eu não me vejo morando e querendo viver em outro lugar, eu gosto daqui. Gosto do calor que o brasileiro tem, da nossa cultura tão rica, das nossas blzs naturais, da grandiosidade e exageros que é tão típico daqui. Hoje sinto que vivemos respirando um ar muito viciado, mas cabe a nós mudar os ares dentro do nosso próprio país, pra que ele seja melhor de se respirar. E que assim se volte a ver as blz que aqui existem. Entendo seu desgosto Lu... pense.
    Mais uma vez parabéns, e puts eu acabei expurgando tb, hehehehe

    Bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Eu tô tentando dizer algo a acrescentar ao seu texto, mas não precisa falar mais nada. Entre comigo na comunidade "Sou brasileiro e já desisti", porque também não tenho essa visão excessivamente positiva de "tá tudo lindo, estamos no Brasil". Tudo bem que o país é (geograficamente) um lugar paradisíaco e até "abençoado", mas a nossa cultura e nossa sociedade ainda têm muito, mas muito o que aprender.

    ResponderExcluir
  4. Vamos todos nos expurgar, porque a beleza de ser brasileiro cada vez mais se torna tediosa uu'

    Adorei o texto lu

    beijos

    ResponderExcluir